Direito Bancário

 

Voltar

Dentro das relações contratuais com instituições financeiras deflagram-se conflitos advindos da disparidade na relação entre pessoas, empresas e bancos, atuamos com excelência combatendo abusos e assegurando o melhor resutado para o cliente.

Ações Revisionais

A famosa ação revisional é um procedimento judicial que busca equilibrar uma relação contratual celebrada entre um consumidor e uma instituição financeira, através da análise e revisão de cláusulas constantes no contrato, no todo ou em parte. A ação revisional busca modificar ou mesmo anular determinadas cláusulas de um contrato, que se configurem abusivos e lesivos ao consumidor, nos termos da legislação vigente.

A ação revisional é cabível em contratos de cartão de crédito, financiamentos, cheque especial, CDC, empréstimos, leasing, alienação fiduciária, ou quaisquer outros que contenham taxas de juros e outras cláusulas consideradas abusivas.

A ação revisional visa a obtenção de parâmetros adotados pela Justiça a fim de trazer o equilíbrio à relação contratual; parâmetros esses decorrentes da própria função social do contrato, bem como da realidade socioeconômica brasileira, como a recomposição salarial, a taxa média de mercado (SELIC), a remuneração das cadernetas de poupança, dentre outros.

Diante de todos esses indicadores econômicos, algumas cláusulas, taxas e juros aplicados pelas instituições financeiras em seus contratos são evidentemente abusivas e lesivas ao consumidor. A ação revisional é o instrumento de que o mesmo dispõe para fazer valer os seus direitos, vez que as instituições financeiras não modificam qualquer cláusula de seus contratos que signifique redução de seus lucros, tão venenosa e facilmente obtidos.

A ação revisional pode modificar o saldo devedor, reduzindo-o significativamente, ou até mesmo o eliminando. Pode ainda a ação revisional implicar na modificação de prazos e parcelas, bem como no ressarcimento de valores cobrados indevidamente pelas instituições, ao final da demanda.

Nosso escritório conta com profissionais extremamente qualificados em litígios com bancos, financeiras e nas matérias pertinentes aos mesmos, atuando no estudo de cada caso e contrato, bem como membros da equipe são destacados e treinados unicamente para oferecer o atendimento e elucidar qualquer dúvida que tenham os clientes, ou futuros clientes.

Compõem nossos quadros, ainda, profissionais versados em arrojadas técnicas de negociação. Dada a eventual morosidade com que tramitam os processos judiciais, por uma série de motivos, cada vez mais a via da conciliação se faz presente nos processos. O escritório dispõe de bons contatos com as mais diversas assessorias de cobrança e litígio utilizadas pelas financeiras e bancos; boa relação essa que nos conduz com frequência e rapidez ao encerramento das ações através de acordos extremamente vantajosos para nossos clientes, conseguindo a quitação de contratos de diversas naturezas com descontos que podem chegar a até 90% do valor nominal dos mesmos.